quarta-feira, 4 de novembro de 2009

tribo GÓTICA


São Paulo - Pelas ruas da cidade é possível encontrar pessoas das mais variadas tribos: punks, clubbers, hippies, entre muitas outras. Os góticos, por exemplo, vestem-se de preto, usam maquiagem escura, preferem uma literatura que se aproxime mais do mórbido, vão à cemitérios e, em geral, são pessoas bem interessadas por arte e cultura. É possível encontrar um gótico à noite, mas eles tem seu espaço em bares, casas noturnas e lojas.

Segundo a estudante do ensino médio, Bárbara Thompson, 16, góticos são pessoas tristes com o mundo em que vivem, e o enxergam de outra forma. Em seus trabalhos artísticos, a escuridão torna-se uma característica marcante retratando um mundo de dor, rejeição e tristeza. Para muitos isso se dá pelo fato de serem pessoas, em sua grande maioria, sensíveis.

A Internet tem servido atualmente para divulgar essa cultura, possibilitando uma maior troca de informações. O metalúrgico Rodrigo Quintaneiro, 24, diz que "ser gótico é encontrar, e cultivar em si a essência que tende à solidão, ao noturno, sombrio". Ele é um dos responsáveis pela produção do site Spectrum Gothic, dedicado a informar sobre cultura gótica e assuntos relacionados.

O universo dessa tribo urbana pode ser encontrado em diversos meios de expressão, porém não é tão fácil encontrar alguém dessa tribo, ao menos que se procure em locais voltados para esse segmento. "Enquanto a maioria dos movimentos sócio-culturais (ou tribos urbanas) busca a exposição, socialização e o consumismo, o movimento gótico se opõe. Os góticos preferem a solidão, evitam se expor e não são adeptos do consumismo massificado", afirma Rodrigo Quintaneiro.

Segundo o DJ Cid Vale Ferreira, do site Carcasse - Comunidade Virtual da Arte Obscura, o gótico paulista não mantém os traços do gótico inicial. Em eventos como o RIP, que ocorre quinzenalmente no bar Salamandra (casa noturna localizada no Bairro de Pinheiros) o movimento sobrevive basicamente pela sociabilidade desse pessoal pois ocorre uma troca muito grande de informações.

Bandas como Bauhaus e The Cure, escritores como Edgar Allan Poe e Lord Byron, fazem parte da cultura dessa tribo. "A arte anda junto com o gótico, enfim, muitas coisas fora da compreensão humana e que causam fascínio pelo obscuro", diz Bárbara Thompson a respeito das formas de expressão góticas.

"Meu trabalho mescla, basicamente, cultura pop à coisas mórbidas, macabras. Sempre trabalho a partir do preto e depois parto para outras cores. Uma referência muito forte são pessoas fossilizadas. Uso muito materiais que se aproximam do fóssil", declara o ilustrador, artista plástico e cineasta Victor Hugo Borges. Ele afirma que ideologia é falsa, pois é algo totalmente mutável.

"Isso pode ser comprovado pela história da arte: os renascentistas usavam o termo gótico para descrever a arte bárbara; no século XVIII, o gótico passou a ser sinônimo de literatura de horror, no século XX, está muito ligado ao cinema de horror; que depois absorveu a estética de horror clássica do século XVIII", afirma Cid Vale Ferreira, a respeito das transformações pelas quais o termo gótico já passou.



Texto original de Marcus Vinícius Corrêa de Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário